5 dicas para um home office acolhedor e funcional

Com o passar do último ano, percebemos que o local de trabalho é muito mais do que apenas um local de trabalho. O ambiente que o rodeia tem um papel fundamental, uma vez que influencia a sua forma de estar e de sentir ao longo do dia.

Já lhe aconteceu trabalhar num espaço desconfortável e esteticamente nada atrativo? Melhorar a decoração do seu espaço de trabalho e escolher mobiliário de escritório mais confortável e ergonómico, pode promover o seu bem-estar e melhorar a sua produtividade, tornando o seu home office acolhedor e funcional. 

De seguida, elencamos as 5 melhores dicas para que consiga ter um home office acolhedor e funcional aliado às suas necessidades:

1- Pensar no espaço

Antes de pensar no tipo de mobiliário de escritório que pretende, é importante planear o espaço que tenciona mobilar, sendo uma forma de visualizar o resultado final e de criar um local de trabalho agradável, onde consiga ser produtivo!

Como pode planear o seu espaço de trabalho?

 A divisão ou zona que tem destinado para o seu escritório é grande ou pequena? Irá ser um local onde pretende passar muitas ou poucas horas? Quantas pessoas estarão a trabalhar na mesma divisão? Qual o seu orçamento? Independentemente das respostas a estas perguntas, quando estiver a escolher o seu mobiliário de escritório, pense nestas três regras:

  1. Simplicidade: less is more… optar por uma decoração simples, não significa que terá um espaço aborrecido. A simplicidade também pode ser trendy e funcional e será, certamente, o melhor investimento a longo prazo.

  2. Qualidade: a qualidade é sinónimo de sustentabilidade. Apostar em artigos de qualidade é o melhor investimento que poderá fazer para o seu bem-estar físico e financeiro.

  3. Versatilidade: a verdade é que não conseguimos prever o futuro. A nossa vida e as nossas necessidades estão sempre a mudar, e amanhã poderá ser necessário fazer reajustes ao seu espaço de trabalho. Assim sendo, escolha produtos multifuncionais, de modo a conseguir preservar os seus produtos para a vida!

2 - Escolha uma secretária funcional

Quanto mais tempo passar em frente à sua secretária, mais cuidado deverá ter na escolha da mesma. Deverá sempre privilegiar o conforto, ao invés do design. Na hora de escolher uma secretária precisa de ter em conta vários aspetos: material do tampo e da estrutura; utilização e finalidade; estilo de decoração. Para além disso, deverá, também, refletir sobre os acessórios que terá na sua secretária, como por exemplo: candeeiro de mesa, computador, pastas e dossiers com documentos importantes e entre outros artigos de papelaria e escritório. 

Na Monday Furniture, poderá descobrir vários modelos e dimensões, desde secretárias reguláveis em altura, secretárias com pernas em madeira, a secretárias com estrutura metálica. Clique aqui para saber mais!

3 - Opte por uma cadeira ergonómica

Na escolha da cadeira para o seu escritório há que ter em conta diversos aspetos: mecanismos de ergonomia, conforto e qualidade dos materiais. Uma cadeira de escritório é o ponto determinante para que possa ter um Home Office acolhedor e funcional. Costuma sentir desconforto na sua zona lombar, o assento não é confortável e a cadeira não é ajustável à sua estrutura corporal? Todos estes pontos devem ser tidos em conta no momento da escolha do modelo de cadeira.

Poderá descobrir mais dicas no artigo que temos intitulado de “Como escolher a melhor cadeira de escritório em 2021”

4 - Selecione uma boa iluminação

Um dos detalhes mais importantes para fazer com que o ambiente do seu escritório seja aconchegante e agradável é, sem dúvida, a iluminação. A maneira como ela é projetada no  seu espaço de trabalho, também, tem influência direta na sua produtividade. Deve evitar iluminação direta, pois pode gerar tensão e stress. Em alternativa, procure opções que difundam a luz em todo o espaço, pois o objetivo é iluminar o ambiente de maneira uniforme, sem criar contrastes desnecessários, brilhos exagerados ou sombras.

5 - Organize o seu espaço de trabalho

Para além da escolha de um bom mobiliário de escritório e de uma boa iluminação, não pode descurar a arrumação e organização do seu espaço de trabalho. Opte por adquirir estantes ou móveis de apoio que o ajudem a ter os seus papéis e pastas divididos, bem como organizados por categorias. Desta forma, irá conseguir concentrar-se e focar no que realmente importa, sendo eficaz na execução das suas tarefas.

Na Monday Furniture, poderá encontrar algumas das nossas soluções de arrumação, que combinam de forma perfeita o lado funcional com a estética e design.

Resumindo...

Se chegou até aqui, de certo, terá percebido que contruir um Home Office acolhedor e funcional é uma tarefa bem mais complexa do que poderia imaginar, onde deverá ter em consideração diversos fatores. Para além da organização, a disposição do seu escritório é igualmente essencial para que se sinta focado e seja eficaz na hora de elaborar as suas tarefas.  Assim, apostar em mobiliário de escritório de alta qualidade pensado para si é, sem dúvida, a escolha mais inteligente!

Partilhe este artigo nas redes sociais...

Artigos relacionados
5 principais tendências de decoração home office
Tendências

5 principais tendências de decoração home office

Nunca ouviu falar em tendências de mobiliário de escritório? A verdade é que elas existem e vieram para satisfazer as necessidades dos utilizadores que procuram um espaço home office único, personalizado e autêntico. Deixe-se inspirar pela sua tendência preferida!

Ler Mais >>
Saiba como escolher a melhor secretária para home office.
Sugestões

Como escolher a melhor secretária para home office?

Neste artigo, vamos aprender a fazer uma escolha consciente e bem informada relativa à sua futura secretária para o seu Home Office. Conheça os principais pontos chave na hora de comprar e a diversidade de secretárias existentes no mercado.

Ler Mais >>
Sugestões

Como criar um Home Office ideal

Trabalhar em casa é uma novidade para si? Não está a conseguir criar um espaço de trabalho que estimule a sua produtividade e criatividade? Criar um Home Office ideal pode promover o seu bem-estar e aumentar a sua capacidade de trabalho.

Ler Mais >>